Biblioteca Digital do TJMG >
Direito à saúde >
Judicialização da Saúde >
Notas Técnicas >
URL:
https://bd.tjmg.jus.br/jspui/handle/tjmg/12393
|
Título: | NT 2491 2021 - Método ABA - AUTISMO - NATJUS TJMG |
Autores: | NATJUS - TJMG |
Palavras-Chave: | Método ABA Tratamento de TEA |
Data: | 5-Nov-2021 |
Resumo: | O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um transtorno do
neurodesenvolvimento de base biológica, caracterizado por déficits
persistentes na comunicação e interação social e padrões repetiti vos e restritos de comportamento, interesses ou atividades.
Os sintomas tornam-se aparentes quando as demandas sociais
excedem as capacidades limitadas. A gravidade é determinada
pela deficiência funcional e pode ser crítica na capacidade de
acessar os serviços.
As estimativas de prevalência variam com a metodologia do estu do e a população avaliada e variam de 1 em 40 a 1 em 500.
A prevalência de TEA aumentou ao longo do tempo, especialmen te desde o final dos anos 1990, principalmente como resultado de
mudanças na definição de caso e aumento da consciência.
Deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção e hiperativi dade e epilepsia são comuns em crianças com TEA.
A patogênese do TEA não é completamente compreendida. O
consenso geral é que o TEA é causado por fatores genéticos que
alteram o desenvolvimento do cérebro, resultando no fenótipo neu rocomportamental. Fatores ambientais e perinatais são responsveis por poucos casos de TEA, mas podem modular fatores genéti cos subjacentes.
Trata-se de doença que patogênese não é completamente de finida e dessa forma o tratamento também não é bem definido
Programas intensivos de comportamento (como o método ABA)
podem melhorar os sintomas básicos de TEA e comportamen tos mal-adaptativos, mas não se deve esperar que levem a
funções típicas
Os programas intensivos de comportamento exigem alto grau de
intervenção (por exemplo, 30 a 40 horas por semana de servi ços intensivos individuais por dois ou mais anos e começan do antes dos cinco anos de idade) para obter maiores ganhos
No caso em tela paciente apresenta-se com 05 anos e 10 meses,
O método ABA demonstra ser eficaz quando comparados com in tervenções de controle (por exemplo, educação especial), mas não
está claro se o ABA é superior a outros métodos de terapia com portamental
Existem poucos estudos comparando ABA com outros modelos de
tratamento e esses estudos têm limitações metodológicas. Aqueles
realizados comparando ABA com um modelo baseado no relacio namento de diferença de desenvolvimento individual (Floortime) e
Tratamento e educação de crianças com deficiência física e comu nicação relacionada (TEACCH) não encontraram nenhuma diferen ça na eficácia. |
URI: | https://bd.tjmg.jus.br/jspui/handle/tjmg/12393 |
Aparece nas Coleções: | Notas Técnicas
|
|